25 abril 2011

Norte de SC deve receber cerca de 40 controladores de velocidade até o fim do semestre

A viagem por rodovias estaduais e federais no Norte do Estado pode até demorar um pouco mais, mas deve ser mais segura para motoristas, ciclistas e pedestres. Até o fim do semestre, cerca de 40 dos 304 controladores de velocidade que serão colocados nas BRs e SCs de Santa Catarina virão para a região de Joinville e Jaraguá do Sul. Um estudo detalhado sobre o movimento nas estradas vai determinar o local exato onde os equipamentos serão colocados.

Mas já existe uma pré-definição. Na BR-280, por exemplo, serão instalados 16 lombadas eletrônicas, nove radares e nove semáforos entre São Francisco e Canoinhas. O contrato de operação dos equipamentos entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a empresa vencedora, o Consórcio Esteio/Indra, de Curitiba, é de cinco anos.

Boa parte deles será colocada em trechos perto de escolas e onde há casas às margens das rodovias, como é o caso de Araquari. Dois trechos foram indicados para receber lombadas eletrônicas porque, segundo a Polícia Rodoviária Federal, neles os acidentes são constantes.

— A única forma para os motoristas reduzirem a velocidade é a colocação desses equipamentos. A gente sabe que a viagem vai atrasar um pouco, principalmente aos domingos, mas vale a pena porque menos vidas serão tiradas —, acredita o inspetor da PRF, Simão Edson da Cunha.

A dona de casa Marisa Cardoso, de 36 anos, mora às margens da BR-280, em Araquari, e conta que já viu muitos acidentes.

— Os filhos da minha vizinha foram atropelados. Às vezes, o pessoal até usa o acostamento —, conta.

Ao saber que o trecho irá ganhar um redutor de velocidade, a dona de casa se tranquiliza.

— Tenho três filhas. O coração fica apertado, pois a gente tem de cuidar o tempo todo. Aqui é muito perigoso e, com certeza, com um redutor vamos nos sentir mais seguros aqui.

Onde a população se sente mais segura

Quem passa pela SC-301, na Serra Dona Francisca, em Joinville, e na SC-415, em Garuva, já percebeu que três novos redutores de velocidade estão funcionando. Moradores da região aprovaram os equipamentos e acreditam que agora todos estão mais seguros.

Na SC-301, duas lombadas foram colocadas. A no km 77,8, com velocidade máxima permitida de 50 km/h, fica perto da Escola Municipal Professor Francisco Rieper. A diretora da instituição, Mara Amaral, comemora.

— Temos 87 alunos da educação infantil até o 5º ano e certamente todos se sentem bem com a lombada aqui.

Na do km 81,4, o equipamento fica perto de escola, posto de saúde e casas. O aposentado Helbert Merkle, 81 anos, mora em frente ao redutor e comenta que motoristas ainda passam acima do limite permitido de 40 km/h.

— Em 15 minutos, a lombada apitou uma 30 vezes.

A instalação de uma lombada eletrônica no Centro de Garuva tem surtido efeito positivo. O equipamento foi implantado no km 0,833, perto da travessia com a rua Padre José Novack.

— Acabou com os acidentes em frente ao mercado —, garante a balconista Adriane Bruns, 33 anos.

Ela lembra que antes o cuidado dos pedestres tinha de ser maior, pois os carros passavam em alta velocidade, resultando em atropelamentos.

O pedreiro Armando Nosvitz, 51 anos, conhece algumas pessoas que foram atropeladas naquele trecho, muitas delas amigos de anos.

— Para nós, a instalação da lombada eletrônica mudou muita coisa. Garantiu o respeito ao limite de velocidade e às pessoas.

O pedido inicial dos moradores era de um viaduto, mas, segundo Armando, por pressão do comércio local, a proposta não teve continuidade. Para ele, em contrapartida, a instalação do redutor de velocidade resolveu 80% dos problemas.

Taísa Rodrigues e Gisele Krama

Um comentário:

  1. Uma vergonha para os Catarinenses em geral, principalmente os do Nort do estado, que a tanto tempo esperam a duplicação da BR 280. Quando será que as vontades politico/empresarias respeitara a da população?
    Pior ainda é ver a população se sentir feliz com um pirulito, que acabara criando mais problemas para o trânsito e aumentar as filas.

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