18 novembro 2010

Novo parque em SFS

Iniciam nesta semana, as obras do novo parque municipal para São Francisco do Sul. Uma obra esperada há anos pela população e pleiteada pelo executivo sairá do papel. O diretor do Projeto Monumenta da Cidade Frank Dieter Schulze disse que “o Paque Municipal Morro do Hospício é uma conquista importante para a cidade. Além de ser mais um atrativo para os francisquenses e visitantes”.
O projeto do parque está orçado em R$ 1.040.053,82 milhões, com contrapartida do município de R$ 359.562,77 e recursos do Tesouro Nacional. A empresa vencedora da licitação foi a Oceânica Engenharia e Arquitetura e Oceanografia Ltda, que tem previsão de conclusão da obra em 180 dias.
O Prefeito de São Francisco do SUL Luiz Roberto de Oliveira (Zera) disse estar feliz com o início da obra nesta quarta feira, pois “é uma obra de suma importância tanto do ponto de vista turístico, como Cultural e Histórico. Também é uma quebra de Paradigma, uma vez, que será o primeiro parque Municipal urbano de São Francisco do Sul”.
Ele explicou ainda que auxiliará no fomento do turismo. O parque do Morro do Hospício tem visão privilegiada da Baia Babitonga e seu entorno. “É Cultural/Histórico, por que no topo do morro as pessoas poderão admirar ruínas de um monastério com mais de 200 anos. Enfim, um ganho sem igual na qualidade de vida dos Francisquenses e daqueles que nos visitam”, afirmou Zera.
O prefeito lembrou ainda que foi quase 02 anos de muito trabalho para que as obras iniciassem. “Na verdade o numerário disponibilizado pelo IPHAN, já estava armazenado na Caixa Econômica Federal antes de iniciar o meu mandato por 2,5 anos, e a obra não era realizada por divergências entre o Ex-Prefeito e os donos do local, ou seja, se não agilizássemos para começar ainda este ano, perderíamos a verba, que voltaria incontinente ao findar do ano letivo para o Orçamento Geral da União (OGU)”, explicou.
O Projeto contempla um pórtico de entrada com um único acesso que se dará pela Rua Hercílio Luz (lateral do Hotel Zibamba). O trajeto será por uma trilha já existente e ao longo do percurso haverá decks de contemplação da paisagem da Baía da Babitonga.
Será construído também um anfiteatro ao ar livre com espaço para apresentações culturais. No topo do morro em volta das ruínas será feito um deck, para apreciação do cenário local, e ainda, um mirante que permitirá avistar as paisagens acima da copa das árvores.
“Lutamos incessantemente e chegamos num acordo com os proprietários. Acordo este, que era a contra-partida do município e teremos sim, o Sonho de ver o nosso primeiro parque urbano municipal tornar-se realidade”, argumentou Zera.
Outro ponto levantado pelo chefe do executivo foi à fomentação da economia e injeção de Capital na Cidade. “Será como um processo de gravidade, pois estaremos disponibilizando uma atração ao turismo e o que é melhor, no coração do centro histórico. Historicamente falando, as pessoas vão poder conhecer e ter acesso a um ponto vivo e verdadeiro que compõe, juntamente com outras atrações a  estrutura dorsal dos nossos 506 anos de existência e, que não podemos deixar que seja esquecida em hipótese alguma”, finalizou Zera.


Ricardo Portelinha
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Francisco do Sul
47 3471 2235 | 47 9946 4470
imprensa@saofranciscodosul,sc,gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário