14 março 2011

Construir píer para os transatlânticos e um dos desafios das próximas temporadas .

- Melhorar o acesso pela BR-280 e para Itapoá

- Adequar a infraestrutura das cidades do Litoral Norte

- Construir píer para os transatlânticos

A temporada acabou. Os turistas voltaram para casa e já começam a fazer planos para as próximas férias. É tempo para que as prefeituras do Litoral Norte e o governo do Estado se preparem para o próximo verão. Mas, dificilmente vai haver muita mudança em relação a este ano. O máximo vai ser melhorias na infraestrutura urbano.

Chegar até a praia vai continuar sendo complicado, não importa o destino. Para quem curte São Francisco do Sul, vai ser preciso esperar mais algumas temporadas para ter uma BR-280 sem filas. O edital para a duplicação ainda não foi liberado. E isso que, em 2008, a então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, prometia que já seria possível trafegar em trechos duplicados no final de 2010.

Para quem gosta de Itapoá, o acesso também vai continuar complicado. Principalmente no Ano-novo e no Carnaval, a SC-412, que faz a ligação da cidade com a BR-101, fica congestionada. E com um agravante, no trecho entre o acesso à SC-415 até o entrocamento com a BR-101 vai ser preciso compartilhar a rodovia com os caminhões que chegam e partem do porto de Itapoá. Uma solução está nas mãos do Deinfra: a construção de uma ligação direta entre o terminal e a rodovia federal.Mas não é coisa para o próximo verão.

Nem vai ser possível contar com o píer turístico de São Francisco do Sul totalmente pronto. No máximo, vai ser possível contar com a primeira fase da estrutura que facilitará o embarque dos passageiros nos transatlânticos que chegam à cidade. Pelo menos 13 escalas já foram confirmadas para a temporada 2012. As operadoras que atuaram neste verão – a CVC e a MSC – vão voltar. E podem ganhar a companhia de uma terceira.


Fonte: A Notícia / portosenavios.com.br

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