15 setembro 2010

Saúde de SC em alerta contra o Sarampo

    A Secretaria de Estado da Saúde emitiu alerta contra o sarampo. O motivo foi a confirmação de casos de doenças na Argentina e nos estados brasileiros do Pará e Rio Grande do Sul.

     De acordo com Maria Cristina Willemann, assessora de doenças exantemáticas da Diretoria de Vigiliância Epidemiológica (Dive), o comunicado é para que os profissionais da área fiquem atentos para possíveis casos com os sintomas da doença:

- É preciso manter vigilância intensa para não voltarmos a ter registro de sarampo em Santa Catarina. Se os sintomas forem detectados, tem que fazer o bloqueio para evitar possíveis transmissões - ressalta.

    Entre as medidas de bloqueio à disseminação do vírus está a vacinação daqueles que tiveram contato com algum infectado e ainda não foram imunizados. O último registro da doença no Estado foi em 2005, quando um homem, de Florianópolis, viajou ao exterior e contraiu o vírus.

- Todos devem conferir a carteira de vacinação para ver se estão imunizados. As unidades de saúde oferecem gratuitamente a vacina contra o sarampo para pessoas 12 meses de idade e 49 anos. Em caso de suspeita de sarampo, é preciso procurar atendimento urgentemente para que seja feito o diagnóstico e tomado os cuidados necessários - destaca.

    Conforme o comunicado do Dive, emitido no último dia 26, o Brasil é considerado livre da circulação do vírus desde 2000. O sarampo provoca reações bem definidas no organismo: manchas avermelhadas pelo corpo e febre, aliados a problemas como tosse, coriza ou conjuntivite.
Fonte: Jornal A Noticia
Melissa Bulegon | melissa.bulegon@diario.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário